O deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) fez ataques transfóbicos à deputada Erika Hilton (Psol-SP) na última terça-feira (13), durante sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR). O episódio ocorreu após Hilton apresentar um requerimento para uma audiência pública sobre “Transmasculinidades e Saúde Mental” na Câmara.
Ao questionar a necessidade do debate, o parlamentar bolsonarista fez comentários ofensivos sobre a aparência da colega e afirmou que ela usa “bolsa de R$ 20 mil” enquanto defende o socialismo.
Quando Hilton respondeu, Gilvan iniciou um bate-boca, insinuando que ela estaria “apaixonada” por ele e acrescentou: “O que a minha esposa tem, você não tem”.
Em direito de resposta, a parlamentar denunciou o comportamento do colega como estratégia da extrema direita.
“Este é um reflexo do adoecimento das democracias e é assim que elas morrem. Estas pessoas vêm aqui com o único objetivo de manter seus projetos de morte. O ódio dessa gentalha é ver uma mulher como eu, negra, travesti, vinda dos lugares de onde vim, ocupando o espaço que ocupo de cabeça erguida”, afirmou a deputada.