
O Governo da Bahia formalizou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para prestar serviços de consultoria técnica ao projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Itaparica (SRPSI).
A contratação foi realizada por dispensa de licitação e oficializada por meio de extrato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (7).
O contrato prevê um investimento estimado de R$ 18.347.448,00 e terá vigência de 36 meses. A Fipe será responsável por prestar serviços técnicos especializados de consultoria, oferecendo apoio e assessoria multidisciplinar à Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPONTE), no desempenho de suas atribuições como Poder Concedente e gestora da implantação do SRPSI.
Expectativa
Em fevereiro de 2025, o plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) aprovou, por unanimidade, a proposta de mediação para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Os conselheiros se debruçaram sobre o relatório elaborado pela Comissão de Solução Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos.
O relator do processo, conselheiro Marcus Vinicius de Barros Presidio, apresentou seu voto favorável à continuidade do contrato firmado entre o governo estadual e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI), formada por empresas chinesas.
Marcus Presídio ponderou que o contrato necessitou ser revisto em função dos impactos da pandemia da covid-19 a partir de 2020.
“A radical alteração do cenário econômico, após a pandemia, afetou financeiramente o contrato, pois provocou o aumento extraordinário e significativo nos preços da construção civil e dos materiais siderúrgicos, da taxa básica de juros e, por consequência, do custo de oportunidades do capital investido”, indicou.


