O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou um contrato de financiamento no valor de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal para obras de mobilidade urbana, tendo como foco principal o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A assinatura ocorreu na sexta-feira (19), mas só foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta (25).
O contrato, firmado via linha de crédito Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), terá a Caixa como agente financeiro e a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) como interveniente anuente e promotora.
Os recursos só poderão ser usados conforme autorizado pela Lei nº 14.894, de 9 de maio de 2025, que permitiu a operação de crédito.
Previsão de entrega
O primeiro trecho do VLT, entre a Calçada e o Lobato, deve iniciar operações assistidas, em fase de testes e sem cobrança de tarifa, em janeiro de 2026.
Segundo o governo, 40 trens começarão a ser enviados para Salvador a partir do segundo semestre de 2025. Cada composição terá capacidade para 400 passageiros, sendo 77 sentados e 323 em pé. A expectativa é de que até 2028 toda a frota esteja em operação.