
O deputado estadual da Bahia, Hilton Coelho (PSOL), celebrou a pré-candidatura própria do Partido Socialismo e Liberdade para o governo do estado nas eleições 2026. Ele concedeu entrevista ao PS Notícias, na noite deste sábado (14), durante a tradicional saída do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, em Salvador.
A pré-candidatura própria do PSOL estará composta por Ronaldo Mansur (governador), Meire Reis (vice-governadora) e Delliana Ricelli (senadora).
“Nós estamos muito animados porque a quantidade de lideranças que tem hoje, temos uma chapa bastante competitiva, distribuída pelas diversas regiões da Bahia e aqui na cidade de Salvador também, e Região Metropolitana. Vamos ter candidatura própria ao governo do Estado e isso tem criado também uma motivação muito grande para o pessoal continuar essa trajetória de afirmação de uma personalidade, seja no âmbito nacional, seja no Estado da Bahia”, explica o deputado.
Críticas ao Planserv
Além disso, Hilton Coelho voltou a criticar o reajuste do Planserv. No dia 3 de fevereiro, o deputado chegou a fazer um protesto silencioso, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na ocasião, durante a leitura da mensagem do governador Jerônimo Rodrigues no Parlamento, o político do PSOL levantou uma placa com a frase “PLANSERV AJUSTE ABUSIVO”, em crítica direta ao aumento do plano de saúde dos servidores estaduais.
Depois disso, Jerônimo e Hilton não se reencontraram, contudo Coelho reafirmou que as crítica está mantiva.
“Não tivemos oportunidade [de se encontrar], mas a crítica se mantém. Foi um erro, a atitude de aprovação desse projeto, nós tivemos um único voto contrário a esse projeto de reajuste do Planserv, que ao nosso ver não consultou os diversos segmentos do serviço público e produziu uma decepção generalizada. A crise do Planserv é flagrante e o projeto não dá nenhum sinal de que, para além do aumento, hajam mudanças que de fato sejam positivas para o fortalecimento do plano. Então nós entramos. Com a representação no Tribunal de Contas do Estado da Bahia e devemos caminhar também no trajeto da justicialização no STF”, reafirma Hilton Coelho.


