O deputado estadual Hilton Coelho (Psol-BA) comemorou, na quarta-feira (24), o arquivamento da PEC da Blindagem no Senado Federal.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar classificou a decisão como uma “derrota histórica para os corruptos que queriam garantir a impunidade” e como uma vitória do povo brasileiro, que foi às ruas protestar contra o texto.
“Vitória do povo. A famigerada PEC da Blindagem foi derrubada. Uma derrota histórica para os corruptos e golpistas que queriam garantir a impunidade. Foi a força das ruas e das redes que enterrou de vez essa proposta vergonhosa. O recado foi dado: o povo brasileiro não aceita blindagem para político bandido”, escreveu Hilton.
A proposta, que ampliava a proteção de parlamentares na Justiça, foi rejeitada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no início da tarde.
Logo em seguida, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), determinou o arquivamento do texto sem levá-lo ao plenário, conforme prevê o regimento interno.
Para Hilton, ao contrário da Câmara dos Deputados que aprovou a PEC na semana passada, a CCJ do Senado atendeu ao clamor popular.
“A CCJ ouviu a voz das ruas e fez com que essa proposta virasse letra morta. Todos os 26 senadores votaram contra. O Brasil tem que pegar o caminho que o povo decida”, concluiu.