Patrimônio cultural

Hilton Coelho manifesta solidariedade ao Terreiro Tuntum Olukotun diante de risco de empreendimento

Deputado afirma que comunidades denunciam construção de ponte e conjunto habitacional

Foto: Divulgação/Alba
Foto: Divulgação/Alba

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma moção de solidariedade ao Terreiro Tuntum Olukotun e às comunidades de Itaparica, destacando o grave risco representado pela possível construção de um empreendimento habitacional em área considerada patrimônio cultural e religioso do Estado.

“O Povo de Santo e a população de Itaparica vêm denunciando as ameaças impostas pela especulação imobiliária e pela possibilidade de construção de um empreendimento em território sagrado. Trata-se de um atentado aos direitos populares, à memória do nosso povo e ao patrimônio histórico e religioso do Brasil e da Bahia”, afirmou o deputado.

A declaração ocorre após povos de terreiro, indígenas Tupinambás, pescadores e marisqueiras realizarem, na última segunda-feira (1°), uma manifestação na rodovia BA-532, em frente à comunidade de Barro Branco, denunciando o risco que um projeto do programa Minha Casa, Minha Vida representa ao Tuntum Olukotun.

Lideranças também afirmam que a construção da ponte Salvador-Itaparica vem intensificando a especulação imobiliária na ilha.

“Não aceitaremos que a lógica predatória do capital destrua espaços ancestrais, comunitários e ambientais. É urgente o cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa (Lei nº 13.182/2014), a garantia plena dos direitos territoriais e culturais das comunidades tradicionais e a abertura de diálogo efetivo com os povos que historicamente preservam esse território”, reforçou Coelho.