Foto: Divulgação/Alba
Foto: Divulgação/Alba

O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma proposta para garantir tarifa zero no VLT de Salvador, sugerindo que o governo estadual subsidie integralmente o transporte para todos os usuários.

Para o deputado a mobilidade urbana não pode ser tratada como mercadoria, mas sim como política pública central para redução das desigualdades e promoção de cidades sustentáveis.O parlamentar lembra que milhões de brasileiros deixam de utilizar ônibus, metrôs e trens por não terem condições de pagar tarifas cada vez mais elevadas.

Hilton Coelho também reforçou que a chegada do VLT ao Subúrbio Ferroviário não pode repetir o prejuízo causado pela desativação do antigo Trem do Subúrbio, que cobrava apenas R$ 0,50 e transportava diariamente trabalhadores de baixa renda.

“Tarifa Zero no VLT é justiça social, é reparação histórica e é garantia de direito básico para mais de meio milhão de moradores do Subúrbio. Mobilidade não pode ser privilégio. Mobilidade é vida, é acesso ao trabalho, à educação e ao lazer. O Estado tem dever de garantir isso”, disse Hilton Coelho.

O deputado reforça que “o VLT precisa nascer como um modal público, acessível e voltado à população que mais depende do transporte coletivo. A tarifa zero é, portanto, uma política ambiental, social e econômica que melhora a vida das pessoas, reduz trânsito, diminui poluição e fortalece o de-senvolvimento urbano”, concluiu.