Presidente da Câmara, Hugo Motta. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Hugo Motta. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-), afirmou que pretende conduzir, ao longo do próximo ano, um debate equilibrado sobre o fim da escala de trabalho 6×1. Ao projetar a agenda legislativa da Casa, o parlamentar defendeu a escuta de diferentes setores e a retirada de disputas ideológicas da discussão.

“Nós queremos conduzir isso com muito equilíbrio, escutando os dois lados, escutando os trabalhadores, escutando também os empresários”, disse Hugo Motta em entrevista à TV Câmara.

Segundo o presidente da Câmara, o tema deve ganhar espaço em 2026, com foco na construção de consensos. “Essa é uma pauta que nós temos que entrar o ano com a perspectiva de discutir melhor essa questão da escala 6×1… e aí sem ideologia, sem questão política, com equilíbrio que é o que o Brasil precisa”, afirmou.

Além da discussão sobre a jornada de trabalho, Hugo Motta apontou a regulamentação da inteligência artificial como outra prioridade da Câmara em 2026. O tema é analisado por uma comissão especial da Casa e ainda aguarda a conclusão e votação do parecer final.