Hugo Motta, presidente da Câmara. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Hugo Motta, presidente da Câmara. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), encaminhou nesta segunda-feira (9) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta que trata do fim da escala de trabalho 6×1.

O texto reúne duas propostas de emenda à Constituição apresentadas pelos deputados Érika Hilton (PSOL) e Reginaldo Lopes (PT). As PECs defendem alterações no modelo atual da jornada semanal, especialmente em atividades que adotam seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso.

“Decidi colocar em pauta a discussão sobre a PEC 6×1, uma demanda antiga da classe trabalhadora que almeja a redução da jornada de trabalho, nós sabemos que essa é uma matéria que impacta diretamente a nossa economia, por isso a necessidade de ouvir todos os setores na busca da elaboração de uma proposta o mais justa possível”, afirmou.

O presidente da Câmara acrescentou que a revisão da escala pode representar avanços significativos nas condições de trabalho. “Eu não tenho dúvidas que a escala 6×1, vindo a ser discutida e diminuída essa jornada de trabalho nós vamos dar um passo. Um laço firme na dignidade do trabalhador, promovendo mais qualidade de vida e respeito a essas pessoas que movem o nosso país”, completou.

O fim da escala 6×1 é um tema que tem forte apelo popular e vem sendo explorado politicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a reeleição.