O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir o número de parlamentares no Congresso Nacional. Em fase de coleta de assinaturas, a proposta contraria o projeto de lei complementar que eleva de 513 para 531 o número de deputados na Câmara.
Pela PEC de Isidório, a Câmara passaria a ter 313 membros e o Senado, 27 — um por unidade federativa. Segundo o parlamentar baiano, a redução deve gerar economia ao erário público estimada em cerca de R$ 2,3 bilhões por ano.
“Um parlamento mais enxuto fará bem ao Brasil. Menos deputados federais e senadores resultará em mais unidades para o Minha Casa, Minha Vida e mais creches. (…) No Brasil são 513 deputados federais, com uma população um pouco superior a 212 milhões. Portanto, reduzir os deputados para 313 é uma medida equilibrada e aguardada”, defendeu o deputado.
Segundo Isidório, a PEC foi elaborada com base em parâmetros internacionais. Como exemplo, citou os Estados Unidos, que têm mais de 340 milhões de habitantes e 435 parlamentares.
LEIA MAIS: