A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), reinaugurou na noite de terça-feira (12) a Galeria das Deputadas, espaço que celebra a trajetória e a contribuição das mulheres que marcaram a história do Parlamento estadual.
Em discurso, Ivana reafirmou o compromisso com a representatividade feminina e exaltou o legado das ex-parlamentares, hoje continuado pelas atuais deputadas.
“A galeria é um marco de reconhecimento à trajetória e à contribuição das mulheres que ajudaram a construir a história do Parlamento baiano. É também um espaço para inspirar outras mulheres a ingressarem na vida pública”, afirmou a primeira mulher a presidir o Legislativo baiano.
Ao todo, a galeria conta com fotos oficiais de 30 ex-deputadas.
A cerimônia reuniu Angela Sousa, Cleide Vieira, Eliana Boaventura, Íris Gomes, Maria José Rocha, Maria Luíza Orge, Moema Gramacho, Sônia Fontes e Talita Oliveira. Outras homenageadas, como Abigail Feitosa, Amabília Almeida e Ana Oliveira, foram representadas por familiares ou colegas.
Na ocasião, Ivana também destacou a memória de Maria Luísa Bittencourt, primeira deputada estadual da Bahia (1935-1937) e uma das fundadoras da Liga Eleitoral Independente (LEI).
“Maria Luísa Bittencourt compreendeu, já em 1935, que o voto feminino não era apenas um direito conquistado, mas um instrumento de mudança profunda”, ressaltou.
Histórico
A galeria foi inaugurada em 8 de março de 1988, durante a gestão do presidente Coriolano Sales, com o nome de “Galeria das Ex-Deputadas”.
Passou por ampliações em 2005, sob a presidência de Carlos Gaban, e em 2008, na gestão de Marcelo Nilo, chegando a 20 fotografias.
Agora, com a reforma e a ampliação, o espaço passa a se chamar oficialmente Galeria das Deputadas.