O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhou o serviço de revisão técnica dos trens que serão utilizados no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A agenda ocorreu na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, na quarta-feira (19), na sede da fabricante dos vagões, a empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), que está realizando a manutenção dos trens, adquiridos junto ao Governo do Mato Grosso.
“São trens de muita qualidade. Vimos aqui todo o trabalho que está sendo feito, olhando cada peça, cada detalhe. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou o governador.
Ainda conforme o Governo do Estado, com a reabilitação técnica operacional, os trens poderão atender ao sistema. Dentro do projeto, alguns deles passarão por adaptação para que as marisqueiras possam transportar seus produtos de forma adequada.
“Saímos dessa visita com a certeza de que tudo que foi acordado está sendo cumprido e o estado está cumprindo o desafio de, com o menor tempo possível e com o melhor equipamento possível, entregar o VLT do Subúrbio”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.
O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines de comando nas extremidades, e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta. Internamente, é dotada de assentos confortáveis e comportam 400 passageiros viajando a uma velocidade de até 80km/h, movidos à eletricidade.
Cronograma do VLT
A previsão é de que os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio sejam realizados no início de 2026. Ao todo, 14 das 40 composições adquiridas pelo Governo da Bahia já chegaram à fábrica, em Hortolândia. Os demais chegarão até o final deste ano.
De acordo com o Governo do Estado, a administração baiana investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições. O Projeto do VLT do Subúrbio de Salvador terá 36,4 quilômetros de trilhos.