O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou na segunda-feira (22) os deputados federais do PT que apoiaram a PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. A votação, ocorrida na última quarta-feira (17), surpreendeu aliados porque a proposta tem sido defendida sobretudo pelo Centrão e pelo PL.
Ao todo, 12 parlamentares petistas votaram a favor da medida: Paulo Guedes (PT-MG), Odair Cunha (PT-MG), Merlong Solano (PT-PI), Leonardo Monteiro (PT-MG), Kiko Celeguim (PT-SP), Jilmar Tatto (PT-SP), Florentino Neto (PT-PI), Flávio Nogueira (PT-PI), Dr. Francisco (PT-PI), Dilvanda Faro (PT-PA), Alfredinho (PT-SP) e Airton Faleiro (PT-PA).
“Eu não concordo com os deputados do PT de outros estados que fizeram isso. O alinhamento é um só. Eu não sei o que passou na cabeça dos deputados do Partido dos Trabalhadores que fizeram esse voto. A meu ver, é equivocado”, disse o governador durante agenda em Salvador.
Jerônimo afirmou ainda que a decisão pode impactar o futuro político desses parlamentares.
“A sociedade brasileira vai botar na mesa quem fez o equilíbrio. Então, eu me balizo sobre a atitude inicial”, acrescentou.
Ele também comentou os pedidos de desculpas feitos pelos deputados Gabriel Nunes (PSD) e Mário Negromonte Jr. (PP), que se retrataram após votarem favoravelmente à PEC.
“A gente tem a grandeza de dizer: ‘Vacilei, bora aqui ajudar a barrar o processo no Senado e evitar qualquer possibilidade de aprovação’”, concluiu.
LEIA MAIS: