O governador Jerônimo Rodrigues (PT) exonerou dezenas de servidores de secretarias estratégicas do governo da Bahia. As mudanças, publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (23), abrangem pastas como Saúde, Desenvolvimento Urbano, Segurança Pública e Administração.
Entre os exonerados estão médicos, delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar. Em alguns casos, como na Polícia Civil, os cargos já foram preenchidos com novas nomeações.
O volume das publicações chamou atenção, com mais de 50 páginas do DOE dedicadas às mudanças. Nos bastidores, a falta de justificativas oficiais gerou questionamentos.
Procurado pelo PS Notícias, o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, não respondeu até o momento.
Mudanças no secretariado
Em coletiva de imprensa na segunda-feira (21), Jerônimo Rodrigues sinalizou que a reforma administrativa do governo pode ser adiada para 2026. Segundo o governador, as trocas no secretariado levarão em conta os titulares que pretendem deixar os cargos para disputar as eleições.
Apesar de ter desempenho bem avaliado à frente da Secretaria de Educação, Rowenna Brito é um dos nomes cotados para deixar o cargo.
Nos bastidores, a candidatura dela à Câmara dos Deputados em 2026 é considerada certa, como parte da estratégia do PT para renovar a bancada federal.