
A Lavagem do Bonfim é um dos primeiros grandes eventos do ano a reunir as principais lideranças políticas de diferentes campos. Em ano de eleição, diversas lideranças nacionais, estaduais e municipais são aguardadas ao longo do dia no trajeto entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Senhor do Bonfim.
Presente logo no início da celebração, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não quis falar sobre política, mas reforçou o tom de celebração.
“Sabemos que é ano de eleição, que a gente possa fazer um debate estratégico com tranquilidade, que as pessoas possam saber fazer a sua escolha, mas nesse dia de hoje é agradecer ao senhor do Bonfim. Celebrar essa caminhada, esse tapete branco que movimenta muita gente, muita gente com fé, que vem pedir, que vem agradecer, vem pagar suas promessas, mas é um dia muito bonito para a Bahia”.
Preparativos e segurança na Lavagem do Bonfim
Termômetro eleitoral para os políticos, a festa também é um laboratório para o Carnaval de Salvador e um teste para a Segurança Pública. Nesse sentido, Jerônimo pontuou que a preparação já faz parte da Operação Verão.
“Há um mês atrás, aproximadamente, nós lançamos a Operação Verão. Essa operação é quem coordena todos os atos, inclusive de grandes festividades, com a quantidade de pessoas muito grande. Então nós temos aqui homens e mulheres suficientes para poder garantir a tranquilidade e a paz nesse dia de hoje. Nós estamos aqui hoje com efetivo suficiente para poder dar tranquilidade As pessoas que vêm participar dessa festividade de Bonfim Mas a Bahia continua com a sua segurança máxima”, disse.


