O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou na quarta-feira (10) as declarações da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que não descartou o uso da força militar contra o Brasil ao comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação nas redes sociais, Jerônimo aproveitou a data de fundação da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal brasileiro, para destacar a importância do jornalismo e da liberdade de expressão, relacionando a defesa da democracia ao episódio.
“A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal do país, foi lançada em 10 de setembro de 1808 e hoje completa 217 anos. É um momento de reafirmarmos a importância do jornalismo e da liberdade de expressão para a democracia. Ainda mais quando essa liberdade é desvirtuada por aqueles que, no Brasil, querem minar nossas instituições ou, fora daqui, atacam todos nós com sanções comerciais e, agora, com descabida ameaça militar”, escreveu.
- LEIA MAIS: Lídice da Mata repudia ameaça militar dos EUA e acusa bolsonarismo de “odiar o Brasil
- Trama golpista: Fux vota pela absolvição de Bolsonaro e condenação de Braga Netto e Cid
Entenda
Durante coletiva de imprensa na terça-feira (9), quando o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus entrou na reta final, Karoline Leavitt afirmou que o presidente americano Donald Trump “não tem medo de usar meios militares para proteger a liberdade de expressão”.
A fala foi uma resposta a questionamentos sobre a possível condenação do ex-presidente pelo STF.