Política

Jerônimo Rodrigues critica ameaça militar dos EUA e volta a defender democracia brasileira

Governador da Bahia rechaçou tentativa dos EUA em interferir na soberania do país

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou na quarta-feira (10) as declarações da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que não descartou o uso da força militar contra o Brasil ao comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicação nas redes sociais, Jerônimo aproveitou a data de fundação da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal brasileiro, para destacar a importância do jornalismo e da liberdade de expressão, relacionando a defesa da democracia ao episódio.

“A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal do país, foi lançada em 10 de setembro de 1808 e hoje completa 217 anos. É um momento de reafirmarmos a importância do jornalismo e da liberdade de expressão para a democracia. Ainda mais quando essa liberdade é desvirtuada por aqueles que, no Brasil, querem minar nossas instituições ou, fora daqui, atacam todos nós com sanções comerciais e, agora, com descabida ameaça militar”, escreveu.

Entenda

Durante coletiva de imprensa na terça-feira (9), quando o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus entrou na reta final, Karoline Leavitt afirmou que o presidente americano Donald Trump “não tem medo de usar meios militares para proteger a liberdade de expressão”.

A fala foi uma resposta a questionamentos sobre a possível condenação do ex-presidente pelo STF.