O falecimento do papa Francisco, aos 88 anos, foi lamentada por diversas autoridades na manhã desta segunda-feira (21). Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito da capital, Bruno Reis, emitiram comunicados expressando pesar pela morte e destacando o legado da liderança da Igreja Católica.
Para o chefe do Executivo estadual, Jorge Mario Bergoglio foi a voz dos pobres. “O papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum”, afirmou, em nota, Jerônimo Rodrigues.
Ainda segundo o governador da Bahia, em sua última aparição, neste domingo de Páscoa (20), papa Francisco renovou seu apelo por compaixão e solidariedade.
“Até o fim, viveu o que pregava: amor ao próximo, paz e fraternidade. Que a gente siga honrando sua memória com atitudes concretas, construindo uma sociedade mais justa, humana e solidária. Descanse em paz, Santo Padre”, pontuou Jerônimo.
‘Legado transcende as fronteiras da religião’
Também lamentando a perda, o prefeito Bruno Reis destacou a trajetória do papa Francisco.
“Recebo com profundo pesar e tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder maior da Igreja Católica e referência mundial de fé, humildade e compromisso com os mais pobres. Sua trajetória foi marcada por uma atuação firme em defesa da paz, da justiça social e da dignidade humana”, disse o prefeito de Salvador.
Conforme Bruno Reis, o pontífice, portanto, deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da religião.
“O Papa Francisco deixa um legado que transcende as fronteiras da religião. Com simplicidade, coragem e palavras sempre guiadas pelo amor, ele tocou os corações de milhões ao redor do mundo, pregando a solidariedade, o cuidado com o próximo e o respeito às diferenças. Foi um defensor incansável do meio ambiente e da inclusão social, sempre atento às dores da humanidade. Que sua luz continue a guiar caminhos de fraternidade e compaixão”, enfatizou.
Nascido em Buenos Aires
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936, em uma família de origem italiana. Foi escolhido papa em 2013, depois da renúncia do papa emérito Bento XVI. Antes, havia sido arcebispo de Buenos Aires e foi ordenado como cardeal pelo papa João Paulo II em 2001.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.