Segurança pública

Jerônimo sanciona lei que amplia prazo de reconvocação de policiais e bombeiros da reserva

Segundo o governador, agentes atuarão em atividades administrativas e de ensino

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou a lei que estende de quatro para seis anos o prazo para que policiais militares e bombeiros da reserva possam retornar a funções administrativas e de ensino.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (3), tem o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo, liberando mais agentes da ativa para atuar nas ruas.

Atualmente, cerca de 1.400 policiais e bombeiros da reserva já estão em serviço e um novo edital deve convocar outros 600.

Em vídeo publicado nas redes sociais ao lado do secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, Jerônimo afirmou que a medida “valoriza o serviço prestado por policiais e bombeiros militares”.

Werner acrescentou que a lei também fortalece a segurança pública, já que mais policiais estarão disponíveis para combater a criminalidade nas ruas.

“Essa é mais uma ação de suma importância, fortalecendo ainda mais a segurança pública no nosso estado. Esses policiais da reserva, que agora permanecerão conosco por até seis anos, assumem atividades administrativas e de ensino, permitindo que novos policiais atuem nas ruas”, disse o secretário.

Ele ainda destacou que, desde o início da gestão de Jerônimo, foram convocados 6 mil novos policiais e a expectativa é que mais 2 mil se juntem ao efetivo até o final do ano.

Entenda

A lei sancionada pelo governador foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no dia 9 de setembro. 

A proposta prevê que o prazo de permanência de agentes da reserva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no serviço ativo passe de 24 meses para 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período.