Política

Jerônimo tenta avançar sobre aliado de ACM Neto no sul da Bahia; saiba quem

Cúpula próxima ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) estaria monitorando passos de aliado de ACM Neto (União), segundo site

Jerônimo tenta avançar sobre aliado de ACM Neto no sul da Bahia
Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), estaria de olho em mais um aliado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), com o objetivo de ampliar o seu território de influência no estado, de olho na reeleição ao Palácio de Ondina, em 2026.

O alvo da vez seria o prefeito de Ilhéus (sul do Bahia), Valderico Júnior (União). Conforme o “Políticos do Sul da Bahia“, um grupo próximo ao petista estaria monitorando, de perto, os passos do gestor.

Para chamar a atenção do membro do União, alguns intermediários já teriam enviado recados a Valderico com o objetivo de que ele aceite uma reunião com Jerônimo Rodrigues. Nos bastidores, uma negativa de diálogo iria dificultar o investimento em obras de grande parte na cidade – e a responsabilidade ficaria com o prefeito.

No entanto, mesmo com investidas também de caciques petistas na Bahia, pelo menos por enquanto Valderico mantém “as portas fechadas” ao governador – ainda que venha sofrendo pressão de lideranças locais para uma mudança de postura.

ACM Neto visitou Ilhéus em primeira viagem da pré-campanha

Em uma espécie de “pré-campanha” antecipada, precisando ampliar os apoios para a eleição ao Governo da Bahia em 2026, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), deu início, no último dia 24, a uma série de viagens que fará pela Bahia ao longo desses quase 18 meses que antecedem ao pleito.

Ele desembarcou na cidade de Ilhéus, onde foi recepcionado pelo prefeito, Valderico Júnior (União). O principal foco da viagem é debater o desenvolvimento não apenas do município, mas de toda a região sul da Bahia.

Na “terra de Jorge Amado”, ACM Neto enfatizou o apoio à gestão de Valderico e a troca de ideias sobre os caminhos para o crescimento da cidade.

“Mas o propósito fundamental é a gente estar ao lado do prefeito, que vem fazendo um trabalho de transformação em Ilhéus, para poder trazer ideias, para poder discutir quais os caminhos para Ilhéus e para o futuro de Ilhéus e de todo o Sul da Bahia”, completou.

Por sua vez, o gestor ilheense agradeceu a presença de ACM Neto e ressaltou a importância da troca de experiências com o ex-prefeito da capital baiana.

“Essa casa é sua. O pessoal aqui te representa demais, foi sempre um prazer aqui bater o papo e aprender também com sua gestão como é que foi aqui na cidade de Salvador, quanto que evoluiu, quanto que a gente precisa apegar essas coisas boas e potencializar a nossa cidade também”, afirmou.