Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (6), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) fez uma comparação polêmica entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o ditador nazista Adolf Hitler. A declaração aconteceu após viralizar um vídeo em que o governador afirma, em um evento público, que “os bolsonaristas deveriam ser jogados na vala”.
O episódio ocorreu durante o encontro estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado na última semana, provocando forte reação da oposição.
O deputado bolsonarista levou ao plenário um banner com imagens de Jerônimo e Hitler, lado a lado, afirmando: “Trago aqui a foto de duas figuras que desejaram levar para a vala milhões de pessoas”. Segundo Leandro de Jesus, a fala do governador remete a regimes autoritários e representa uma ameaça à democracia.
Impeachment
Os deputados da oposição reagiram fortemente à declaração do governador. O próprio Leandro de Jesus chegou a protocolar na Alba um pedido de impeachment contra o governador. O líder da bancada da minoria, deputado Tiago Correia (PSDB), encaminhou nota de repúdio.
As declarações ainda repercutiram nacionalmente. O ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestou criticando a fala do petista.
Diante da repercussão negativa, o governador pediu desculpas publicamente. Afirmou que não houve “intenção nenhuma” de desejar a morte de ninguém e disse que se o termo fosse encarado de forma pejorativa, pediria desculpas.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.