Quase dois meses de greve

Lula alfineta Bruno Reis e defende professores municipais: 'Pague o piso'

Lula cobrou o pagamento do piso salarial nacional solicitado pelos professores, que já estão em greve há quase dois meses

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alfinetou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Durante o desfile cívico do 2 de Julho, Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2), Lula segurou e levantou um cartaz cobrando o pagamento do piso salarial dos professores municipais da capital baiana.

Desde o dia 6 de maio, a categoria decretou greve por tempo indeterminado em resposta a insatisfação com a proposta salarial apresentada pela prefeitura. A Justiça chegou a considerar o movimento ilegal, contudo os educadores seguem com a paralisação. Ao todo, a greve já dura 58 dias e completará dois meses nesta sexta-feira (4).

Sem um acordo com a prefeitura, os professores cobram o pagamento integral do piso nacional e melhores condições de trabalho. No entanto, o prefeito Bruno Reis alega que o valor já está acima do piso e chegou a fazer um apelo para que a categoria retornasse às salas de aulas.

Dessa forma, o presidente Lula, ao lado da primeira-dama Janja, ergueu o cartaz e cobrou Bruno Reis. “Prefeito, nos devolva o plano e pague o piso“, diz o cartaz.

Ao todo Salvador conta com mais de 400 escolas municipais que atendem 131 mil estudantes. Assim, 138 escolas estão completamente sem aulas. Além disso, outras 189 funcionam parcialmente, enquanto 79 mantém as aulas normais.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.