O presidente Lula assinou, na tarde desta quarta-feira (13), a medida provisória que cria o Plano Brasil Soberano. A iniciativa prevê um pacote de medidas de socorro às empresas atingidas pela tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
Dentre as ações previstas no Plano Brasil Soberano, está a abertura de uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para os exportadores. O pacote também prevê mudança nas regras do seguro de crédito à exportação.
A medida provisória entra em vigor imediatamente, mas precisa ser votada pelo Congresso Nacional no prazo de 120 dias para continuar tendo validade.
Durante o evento, o presidente Lula pediu aos chefes do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celeridade na apreciação da matéria.
O tarifaço de Trump atinge 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado norte-americano.
“Nós somos negociadores. Nós não queremos, no primeiro momento, fazer nada que justifique piorar a nossa relação. Neste momento, nós estamos tentando aproximar a relação, procurando nossos parceiros”, disse Lula durante a assinatura da MP.