
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite de quinta-feira (21) que a derrubada da taxa de 40% imposta pelos Estados Unidos a diversos produtos brasileiros representa uma “vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”.
Em publicação nas redes sociais, o petista destacou a boa relação com o presidente norte-americano Donald Trump e afirmou que ainda há espaço para avançar nas negociações.
“O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação possibilitaram avanços importantes. Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais. Seguiremos nesse diálogo com o presidente Trump tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores”, escreveu Lula.
Entenda
Na quinta-feira (20), o governo dos Estados Unidos anunciou a retirada da tarifa de 40% aplicada a diversos produtos brasileiros, como carne bovina, café, açaí e cacau. A medida vale para itens que entraram no país a partir de 13 de novembro.
A mudança ocorre poucos dias após a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, quando o tema foi tratado. Os dois foram designados pelos presidentes Lula e Trump para negociar o tarifaço.


