
A Cúpula dos Líderes da COP30 começa oficialmente nesta quinta-feira (6), em Belém (PA), com a presença estimada de mais de 50 chefes de Estado e de governo. O encontro, conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marca a abertura política da Conferência do Clima da ONU, que terá as negociações formais entre os dias 10 e 21 de novembro.
Em outras edições da COP, as reuniões entre líderes ocorreram junto à abertura oficial. Desta vez, a estratégia é antecipar o diálogo entre chefes de Estado para liberar os negociadores e ampliar o tempo dedicado às decisões climáticas mais complexas.
De acordo com o Itamaraty, a cúpula busca dar “direção política” às negociações, mas sem caráter deliberativo.
Durante o encontro, Lula deve lançar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forests Forever Fund, TFFF) e defender compromissos internacionais voltados à erradicação da fome, redução da pobreza e ampliação do uso de biocombustíveis.
Quem participa?
Pelo menos 57 chefes de Estado e de governo participam da cúpula. No total, são 143 delegações confirmadas, segundo o Itamaraty, um número que inclui também vice-primeiros-ministros, ministros de finanças, meio ambiente e relações exteriores.
Entre os líderes confirmados estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Entre as ausências estão a de Donald Trump, Xi Jinping e Javier Milei.


