
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou nesta segunda-feira (1) uma reunião com ministros para discutir a relação do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). A informação é da CNN.
O encontro será conduzido pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann e deve avaliar se Lula vai entregar pessoalmente a mensagem presidencial com a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF).
O gesto é visto pelo Senado como uma manobra do governo para evitar uma derrota no voto e protelar a análise da indicação de Messias, marcada para 10 de dezembro.
Em nota divulgada neste domingo (30), Alcolumbre afirmou ser ofensivo sugerir que cargos resolveriam a aprovação do ministro. “É nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas. Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo”, escreveu.


