O ano de 2026 é logo ali e os partidos já se preparam para a disputa eleitoral. Na Bahia, o cenário não é diferente. Buscando definir os nomes que irão para a disputa, o Partido dos Trabalhadores (PT) pretende concorrer ao Senado com os nomes do senador Jaques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Em entrevista exclusiva ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, e também veiculada pela Salvador FM, na manhã desta quinta-feira (9), o presidente Lula pontuou que não pretende impedir a candidatura de nenhum de seus ministros que tenham chances reais de eleição.
“Esse é um problema que eu tenho: vários ministros importantes que eu não gostaria que deixassem o governo. Mas eu também não tenho o direito de exigir o sacrifício de um ministro que tem possibilidade de se eleger. Então, quem quiser ser candidato será liberado para isso. Não vou impedir o crescimento e o surgimento de novas lideranças no Brasil.
O Rui [Costa] é uma liderança extraordinária na Bahia. Ainda tenho o privilégio de ter o Jaques Wagner, o Otto [Alencar] e o Coronel, que nos ajudam em muita coisa. A esperteza política desses baianos só me ajuda”, avaliou.
No ano que vem, serão duas vagas em disputa para o Senado em cada estado.