Veja o resumo da noticia
- Lula afirmou que tentou diálogo com o governo norte-americano sobre o tarifaço de Trump, mas não obteve resposta até agora.
- Lula criticou a postura dos EUA, disse que o Brasil está preocupado, mas não com medo, e rejeitou negociar como “país pequeno contra um país grande”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (30) que tem buscado diálogo com os Estados Unidos sobre o tarifaço anunciado por Donald Trump, mas não obteve retorno.
“Ninguém quer conversar. Designei o vice-presidente, o ministro da Agricultura e o da Economia para dialogar com seus equivalentes nos EUA, mas, até agora, não foi possível”, disse Lula em entrevista ao jornal The New York Times.
O petista reiterou que não pretende conduzir as negociações como um “país pequeno contra um país grande” e voltou a criticar o presidente norte-americano, a quem já chamou de “imperador”.
Disse ainda que as ameaças de sanção deixam o Brasil “preocupado”, mas não “com medo”, e que não vai abaixar a cabeça para as determinações dos Estados Unidos.
As novas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros entram em vigor nesta sexta-feira (1º). Uma comitiva de senadores está nos EUA tentando negociar ou adiar o início da medida.
LEIA TAMBÉM: