Políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, no domingo (20). A artista morreu em Nova York, nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento alternativo contra um câncer de intestino.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar “profundamente triste” com a perda.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que Preta era uma mulher “cheia de vida” e se solidarizou com a família.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), destacou que a cantora era uma mulher “de coragem, alegria e imenso talento”.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), também lamentou a “partida precoce” e lembrou que Preta era conhecida pelo “talento, bom humor e amor à cultura baiana”.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que a artista construiu “um belo legado na cena cultural brasileira, com presença vibrante nos palcos e uma bem-sucedida carreira empresarial”.
O ex-prefeito da capital baiana e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, disse ter recebido a notícia com “imensa tristeza” e ressaltou os laços da artista com a Bahia.
A líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Aladilce Souza (PCdoB), afirmou que Preta Gil “enfrentou uma longa e corajosa luta contra um câncer intestinal” e “construiu uma trajetória marcada pelo talento, autenticidade e militância em prol da diversidade”.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que Preta era uma das artistas mais “amadas, inspiradoras e autênticas” do Brasil.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a morte precoce de Preta Gil entristece o país.
Morte
Preta Maria Gadelha Gil Moreira morreu no domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos. Cantora, empresária e apresentadora, foi um dos nomes mais populares da música e do mercado fonográfico brasileiro nas últimas três décadas.
Ela foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 e vinha tratando a doença desde então.
Filha do tropicalista Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho, Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria. O horário e o local do velório ainda não foram divulgados. A família cuida, neste momento, da repatriação do corpo.