
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (20) o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Para assumir o posto, ele ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Se aprovado pelo colegiado, o nome de Messias seguirá para o plenário do Senado, onde precisará de pelo menos 41 votos. Caso seja confirmado, ele assumirá a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou recentemente.
Essa é a terceira indicação de Lula ao STF em seu atual mandato. As anteriores foram Flávio Dino, que substituiu Rosa Weber, e Cristiano Zanin, que entrou no lugar de Ricardo Lewandowski.
Perfil do indicado
Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Jorge Messias, 45 anos, já exerceu diferentes funções no governo federal.
Antes de assumir o comando da AGU no terceiro mandato de Lula, foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.


