
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se reunir com o senador Rodrigo Pacheco (PSD) antes do Carnaval para tratar do cenário eleitoral de 2026. A movimentação, revelada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, envolve diretamente a sucessão ao governo de Minas Gerais.
Segundo interlocutores do Planalto ouvidos pela coluna, Lula quer deixar claro que aposta todas as fichas em Pacheco como candidato ao Palácio Tiradentes e espera uma definição do senador.
“Não tem plano B. É Pacheco até essa reunião acontecer. Lula está com hiperfoco”, relatou, sob reserva, uma liderança do PT com acesso às articulações.
A pressão política ganhou força após declarações públicas do presidente na semana passada. Em entrevista, Lula voltou a afirmar que mantém o desejo de ver Pacheco na disputa pelo governo mineiro.
“Em Minas Gerais, posso dizer para você agora, se eu conheço a alma mineira, nós vamos ganhar as eleições de Minas Gerais outra vez. E eu quero dizer aqui em alto e bom som, eu ainda não desisti de você, Pacheco. Você sabe que nós vamos ter uma conversa e acho que você pode ser o futuro governador de Minas”, disse Lula ao portal UOL, na última quinta-feira (5).


