Desenvolvimento urbano

Marcelinho Neto destaca PDDU como 'projeto mais importante da Câmara neste momento' 

Com o retorno das atividades no Legislativo soteropolitano, a matéria é uma das mais aguardadas e deve ser votada até o final deste semestre

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vereador Marcelo Guimarães Neto (UB) afirmou que a votação do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador é uma das pautas mais importantes da atual legislatura da Câmara Municipal. Com o retorno das atividades no Legislativo soteropolitano, a matéria é uma das mais aguardadas e deve ser votada até o final deste semestre.

Em entrevista ao programa Se Ligue Bahia, na noite desta terça-feira (5), o edil reforçou a necessidade de uma discussão profunda e responsável sobre o tema, que tem recebido críticas da bancada de oposição da Casa.

“Sem dúvida alguma, o PDDU é o projeto mais importante que nós vamos votar nesta legislatura. Ele vai projetar Salvador para o futuro”, afirmou o vereador.

O vereador lembrou que o atual plano, aprovado em 2016 durante a gestão do ex-prefeito ACM Neto, foi essencial para o crescimento econômico da cidade.

“Foi um PDDU que fez Salvador avançar. Claro que há pontos que precisam ser aprimorados, e para isso, é fundamental um debate técnico e qualificado”, disse Marcelinho Neto.

Neto também destacou que a prefeitura já contratou uma consultoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) para apoiar a atualização do plano, inclusive com possíveis impactos no IPTU e no reordenamento urbano da capital. Segundo ele, a participação da FGV reforça o compromisso da gestão com um estudo criterioso e eficaz. “A FGV é uma instituição de ponta, referência no país. Tenho certeza de que vai contribuir com um trabalho competente.”

Sobre as críticas de parte da oposição, especialmente no que diz respeito à ocupação de áreas verdes e à expansão de empreendimentos, o vereador defende o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental.

“É legítimo que a oposição aponte suas críticas, e é nosso papel, como base do governo, apresentar os argumentos que mostram a importância de aprovar um projeto que permita que a cidade cresça, mas com responsabilidade e respeito aos diferentes pontos de vista”, relatou o vereador.