O vereador Marcelo Guimarães Neto (União Brasil) disse nesta quarta-feira (8) acreditar que o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador deve encerrar o processo que pede a cassação do mandato do vereador Hamilton Assis (Psol), acusado de participar da invasão ao Centro de Cultura da Casa, no dia 22 de maio deste ano.
Em entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, Marcelo disse que o presidente do colegiado, Alexandre Aleluia (PL), apresentou parecer pelo arquivamento do processo por quebra de decoro.
“Faço parte do Conselho de Ética como suplente. Nós discutimos recentemente o caso do vereador Hamilton Assis. O parecer do vereador Alexandre Aleluia foi pela não culpabilidade de Hamilton na invasão ocorrida na Câmara no dia 22 de maio. Na minha opinião, não houve ligação direta entre ele e esses acontecimentos”, afirmou.
Sobre o processo que envolve a vereadora Eliete Paraguassu (Psol), também em análise no colegiado, Marcelo disse esperar que os integrantes do Conselho apresentem um parecer “justo e respeitoso”.
A primeira vereadora quilombola eleita na Câmara de Salvador é acusada de denúncia caluniosa, após ter afirmado que o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) cometeu racismo.
LEIA MAIS:
Conselho de Ética
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi instalado no dia 17 de junho, quatro meses após o início da legislatura, motivado pela invasão ao plenário do Centro de Cultura.
O episódio foi protagonizado por servidores municipais ligados à APLB Sindicato e ao Sindseps, durante protesto contra a votação do projeto de reajuste salarial enviado pelo Executivo.
Veja abaixo a composição:
- Presidente: Alexandre Aleluia (PL)
- Vice-presidente: Claudio Tinoco (União Brasil)
- Secretária: Cris Correia (PSDB)
- Membros: Duda Sanches (União Brasil), Cezar Leite (PL), Marta Rodrigues (PT) e Hélio Ferreira (PCdoB)
- Suplentes: Anderson Ninho (PDT), Marcele Morais (União Brasil), Aladilce Souza (PCdoB), Silvio Humberto (PSB), Marcelo Guimarães Neto (União Brasil), Ireuda Silva (Republicanos) e Júlio Santos (Republicanos)
No caso de Hamilton Assis, o vereador Duda Sanches acompanhou o voto de Alexandre Aleluia pelo arquivamento, enquanto Claudio Tinoco pediu vistas para analisar melhor o processo. A expectativa é que o parecer seja votado ainda nesta semana.