Um dia após receber o aval da Justiça Eleitoral para deixar o União Brasil (UB), o deputado estadual Marcinho Oliveira anunciou o ingresso no Partido Renovação Democrática (PRD), legenda que nasceu da fusão do Patriota com o PTB. O anúncio ocorreu durante entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Marcinho será o presidente estadual da legenda na Bahia. “Estamos construindo uma legenda atrativa, com condições reais de eleição, muito melhores do que as oferecidas por outros partidos no estado. Isso porque valorizamos as pequenas e médias lideranças dos quatro cantos da Bahia”, defendeu.
O deputado disse à imprensa que a mudança de partido já era algo discutido ao longo do ano, e que agora, após o aceite do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF), a mudança não deve acarretar riscos aos mandatos.
“Esse parecer foi acolhido e julgado procedente pelo juiz Dr. Moayr Pita Lima. A partir de agora, estamos oficialmente liberados para sair do partido, em comum acordo, sem correr nenhum risco de perda de mandato”, assegurou.
Nova legenda e pré-candidatos
De acordo com o deputado, a publicação da nominata estadual do partido deve ocorrer nesta quarta-feira (17), o que já abre espaço para o anúncio de pré-candidatos. Na ocasião, o deputado revelou que Marcell Moraes, deputado que teve o mandato cassado em 2020 pelo TSE, será pré-candidato ao Senado pelo PRD.
A decisão do TSE, proferida em 2020, considera o prazo de 8 anos de inelegibilidade a contar do ano da posse, em 2018.
“Se conta a partir do prazo da eleição de 2018. Então de 2018 para 2026 conta o prazo, do dia, que tomei a posse aqui [Na ALBA]. Pode pesquisar que não estou inelegível em hipótese alguma. Estou elegível e sim, com vontade de mudar essa Bahia, de colocar minhas ideias em prática e a bandeira dos animais onde nunca foi representada”, garantiu Moraes.