Alvo da PF

Marcos do Val é alvo de operação e terá que usar tornozeleira eletrônica

Senador foi abordado pela PF no aeroporto de Brasília ao retornar dos EUA nesta segunda-feira (4)

Veja o resumo da noticia

  • O senador Marcos do Val foi alvo de operação da Polícia Federal no aeroporto de Brasília e passará a usar tornozeleira eletrônica após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
  • A medida ocorreu após o parlamentar viajar aos EUA sem autorização do STF, desrespeitando medidas cautelares.
  • Do Val é investigado por atacar policiais federais nas redes sociais durante apurações sobre tentativa de golpe.
Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4), no aeroporto de Brasília. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo parlamentar.

A medida foi tomada após Marcos do Val retornar ao Brasil depois de passar cerca de dez dias nos Estados Unidos sem autorização do Supremo. Ele viajou para Orlando durante o recesso parlamentar, mesmo estando submetido a medidas cautelares impostas por Moraes.

Em agosto do ano passado, o ministro já havia determinado a apreensão do passaporte de Marcos do Val e o bloqueio de R$ 50 milhões de suas contas. O senador, no entanto, foi aos EUA com o passaporte diplomático.

Marcos do Val é investigado por fazer campanha nas redes sociais contra policiais federais que atuavam nas apurações sobre a tentativa de golpe de Estado. Por conta dessa investigação, teve as redes sociais bloqueadas, o passaporte retido e passou a ser alvo de outras medidas restritivas.