Segundo turno

Moema Gramacho sofre nova derrota em Lauro na disputa pelo comando do PT

Moema Gramacho apoiou Naide Brito na disputa pelo diretório municipal. Naide também integrou chapa de Moema derrotada nas urnas em outubro de 2024

Moema e Naide Brito. Foto: Divulgação
Moema e Naide Brito. Foto: Divulgação

A eleição de Lula Maciel para a presidência municipal do PT em Lauro de Freitas deixou uma fatura política salgada para a ex-prefeita da cidade, Moema Gramacho (PT). O novo presidente derrotou Naide Brito, candidata apoiada por Moema no processo de eleição interna.

Maciel obteve 526 votos, contra 342 de Naide Brito. O segundo turno da eleição aconteceu neste domingo (27). Um dia antes, Moema postou um vídeo na rede social Instagram em que pedia votos para a correligionária.

Segurando um morango do amor, febre nas redes sociais atualmente, a ex-prefeita fez o convite aos seguidores.

“O morango do amor faz o maior sucesso nas redes sociais. E olha que coincidência: ele é vermelho, da cor do PT. Aproveito para te lembrar que amanhã é dia de PED [Processo de Eleições Diretas]. E venho aqui, com todo amor e carinho, convidar você para votar na companheira Naide Brito para liderar o diretório municipal de Lauro de Freitas”, convocou.

Naide Brito era vereadora de Lauro de Freitas desde 2012 e chegou a ser presidente da Câmara Municipal. No entanto, nas eleições do ano passado, foi candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Rosalvo Neto, também do PT.

A chapa “puro-sangue” era a aposta da então prefeita Moema Gramacho, que tentava fazer de Rosalvo o seu sucessor. Entretanto, o grupo político foi derrotado no pleito que teve como vencedora a adversária e atual prefeita da cidade, Debóra Régis (UB).

Dessa forma, Moema acumula a segunda derrota dentro do seu núcleo político em menos de um ano.

Por outro lado, Lula Maciel teve apoio de lideranças do partido como os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Marcelino Galo, a deputada federal Ivoneide Caetano e o ex-presidente estadual da legenda Jonas Paulo.

Apoio de Tássio Brito

Naide Brito teve, inclusive, o apoio de Tássio Brito, presidente estadual eleito no último dia 6 de julho. Apesar da força da jovem liderança em nível estadual, a candidatura para o comando municipal não decolou.

Em recente postagem nas redes sociais, Naide fez agradecimento especial a Tássio pelo apoio recebido durante a campanha.

“Agradecemos, mais uma vez, ao presidente eleito do PT Bahia por caminhar conosco desde o primeiro turno, reafirmando a importância de fortalecer o nosso partido em Lauro de Freitas. Seguimos firmes ao lado de cada filiado e filiada, de cada militante que acredita no projeto coletivo que estamos construindo”, disse a ex-presidente da Câmara na ocasião.