Eleições 2026

Novo cenário de pesquisa mostra Jaques Wagner na liderança da corrida pelo Senado em 2026

No primeiro levantamento, realizado pela manhã, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, apareceu com 26% das intenções de voto

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O instituto Real Time Big Data divulgou um novo recorte da pesquisa de intenção de votos para o Senado nas eleições de 2026. O novo cenário inclui o nome do senador Jaques Wagner (PT), que aparece na dianteira da disputa pela vaga.

O petista tem 19% das intenções de voto, seguido pelo também senador Angelo Coronel (PSD), que soma 16%. O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) ocupa a terceira colocação, com 12%, enquanto o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) registra 9%.

Já o ex-presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, que ainda não definiu filiação partidária, aparece com 8%. O deputado federal Adolfo Viana (PSDB), por sua vez, tem 6%. Entre os entrevistados, 17% declararam voto em branco e 13% se disseram indecisos.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores baianos por telefone, entre os dias 18 e 19 de setembro de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

No primeiro levantamento, realizado pela manhã, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, apareceu com 26% das intenções de voto, seguido pelo senador Angelo Coronel, do PSD, com 17%. O ex-ministro da Cidadania João Roma, do PL, registrou 11%, e o deputado federal Adolfo Viana, do PSDB, 6%. Já o ministro do TCU, Aroldo Cedraz, e o deputado Márcio Marinho, do Republicanos, também marcaram 6% cada. Votos brancos e nulos somaram 17%, e indecisos, 11%.