Posse do conselheiro Josias Gomes. Foto: Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues
Posse do conselheiro Josias Gomes. Foto: Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues

O ex-deputado federal Josias Gomes assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (9) na sede da Corte baiana e teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que fez a indicação do ex-correligionário para o TCE-BA.

Em seu discurso, o novo conselheiro do órgão estadual falou da importância da Corte de contas em meio ao debate por transparência na gestão pública.

“Cresce a cobrança por transparência, eficiência e responsabilidade na aplicação de cada centavo do direito público. Nesse contexto, os órgãos de controle não são apenas observadores técnicos da administração pública. São pilares essenciais da democracia”, defendeu

Josias Gomes também afirmou que o tribunal não é somente uma instituição voltada à punição posterior, mas atua na prevenção de irregularidades, na qualificação do gasto público e no fortalecimento da boa governança.

“O órgão protege não apenas o erário, mas o direito da população a políticas públicas eficazes. É neste cenário que o TCE exerce o papel estratégico. Essa Corte não é inimiga do gestor público, é parceira da boa administração, é guardiã dos interesses coletivos. É defensora do dinheiro, que pertence ao povo baiano”, enfatizou