Repercussão

Oposição na Alba aponta ‘fracasso’ do governo Jerônimo após Bahia liderar ranking de violência

Anuário aponta o estado como líder em número de homicídios no país

Foto: Divulgação/Alba
Foto: Divulgação/Alba

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) criticou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) após a divulgação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, na quinta-feira (25), que apontou o estado como líder em número de homicídios no país e com cinco das dez cidades mais violentas do Brasil.

Líder da oposição na Casa, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) afirmou que os dados escancaram a crise da segurança pública no estado e reforçam o fracasso da política de combate à criminalidade implantada pelos governos petistas ao longo de quase 20 anos.

“O governo do PT perdeu a guerra contra o crime. A Bahia virou o epicentro da violência no país. Não há mais sensação de segurança, nem na capital nem no interior. O que vemos é uma ausência completa de estratégia”, disse.

Tiago propôs a criação de uma comissão especial na Assembleia para acompanhar e fiscalizar os indicadores de violência no estado. Segundo ele, o cenário exige um novo modelo de segurança.

“Precisamos de uma reestruturação profunda, que priorize a vida, a prevenção e a eficiência na repressão ao crime”, defendeu.

Foto: Divulgação Alba/ Tiago Correia

O vice-líder da oposição, deputado Alan Sanches (União Brasil), afirmou que a falta de reação do governo indica que Jerônimo “jogou a toalha” diante da crise.

“A gente não vê nenhuma reação do governo para mudar essa realidade. Pelo contrário, a crise da segurança na Bahia só vai se aprofundando. Não é possível que um governo que diz que ‘cuida de gente’ continue a assistir de braços cruzados tantos baianos morrendo nas mãos da criminalidade.”

Foto: Divulgação Alba/ Alan Sanches

Já o deputado Sandro Régis (União Brasil) avaliou que o anuário confirma o “fracasso completo” da política de segurança do atual governo.

“O PT insiste em um modelo falido, baseado em muita propaganda, mas pouco resultado efetivo. Não é mais possível empurrar esse problema com a barriga, como eles fazem nesses quase 20 anos governando a Bahia”, afirmou.

Foto: Divulgação Alba/ Sandro Régis

O que diz o Anuário de Segurança?

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), analisou a taxa de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. O levantamento revela que três das cinco cidades mais violentas do país estão na Bahia.

O município com maior taxa foi Maranguape, no Ceará, com 79,9 mortes por 100 mil habitantes, seguido por Jequié (77,6), Juazeiro (76,2) e Camaçari (74,8), todas na Bahia.

De acordo com o relatório, a presença de facções criminosas e as disputas pelo controle do tráfico de drogas são os principais fatores por trás dos altos índices de violência nessas cidades.