
O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), apresentou representações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e ao Ministério Público pedindo a apuração do volume de empréstimos solicitados e contratados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em dois anos e nove meses de gestão, o governador já pediu 22 empréstimos que somam R$ 26 bilhões, valor superior ao contratado pelos dois governos anteriores juntos.
Na representação assinada pelos 20 integrantes do bloco, os parlamentares solicitam que o Ministério Público abra um procedimento investigatório para apurar possível desvio de finalidade na contratação dos empréstimos, além de analisar eventuais irregularidades eleitorais e administrativas relacionadas à concentração das operações de crédito em ano pré-eleitoral.
Ao Tribunal de Contas, a bancada pediu a realização de uma auditoria específica sobre as 22 operações de crédito e que o órgão exija a demonstração da capacidade de pagamento do Estado, bem como os impactos financeiros nos próximos anos.
Segundo Tiago Correia, os fatos apresentados revelam “um cenário grave e crescente de endividamento sem transparência, possível desperdício de recursos públicos e prática potencial de desvio de finalidade”, o que, na avaliação dele, justifica a atuação dos órgãos de controle.
Assinam a representação os deputados:
- Tiago Correia (PSDB)
- Alan Sanches (União Brasil)
- Cafu Barreto (PSD)
- Diego Castro (PL)
- Emerson Penalva (PDT)
- Jordávio Ramos (PSDB)
- José de Arimateia (Republicanos)
- Júnior Nascimento (União Brasil)
- Jurailton Santos (Republicanos)
- Kátia Oliveira (União Brasil)
- Leandro de Jesus (PL)
- Luciano Simões (União Brasil)
- Manuel Rocha (União Brasil)
- Marcelo Veiga (União Brasil)
- Nelson Leal (PP)
- Paulo Câmara (PSDB)
- Pedro Tavares (União Brasil)
- Robinho (União Brasil)
- Samuel Júnior (Republicanos)
- Sandro Régis (União Brasil)


