A líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereadora Aladilce Souza (PCdoB), cobrou na quarta-feira (7) a convocação dos 500 profissionais de saúde aprovados em concurso público. A solicitação foi direcionada ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) e ao secretário da Saúde, Rodrigo Alves.
De acordo com a parlamentar, em vez de convocar os concursados, a gestão renovou contratos do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) já vencidos.
“Homologuem o concurso da área da Saúde, realizado em 2024, convocando os aprovados, porque é um direito deles. A lei exige isso. Nós estivemos no Ministério Público e o promotor que acompanha o caso já liberou, indicando a homologação do processo”, disse Aladilce durante pronunciamento na Câmara.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos estão entre os aprovados que ainda aguardam convocação.
Aladilce disse ainda que laboratórios e farmácias da rede municipal operam de forma irregular por falta de profissionais habilitados para garantir a assistência farmacêutica.
A situação, segundo ela, exige uma resposta imediata da Secretaria, que ainda não apresentou justificativa para o adiamento das nomeações.