lula e jeronimo
Reprodução/Instagram

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quarta-feira (4) que o governo estadual está na fase final de fechamento de um conjunto de obras estruturantes, após a liberação de recursos do governo federal. Segundo ele, os projetos envolvem intervenções complexas, como obras subterrâneas e de túnel da nova estação do metrô, no Campo Grande. A declaração foi dada durante entrega de leitos cardiovasculares no Hospital Ana Nery.

De acordo com o governador, a ordem de serviço deve ser assinada no momento considerado mais adequado pelo governo, com a expectativa de que isso ocorra durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, prevista para os próximos dias. Jerônimo explicou ainda que o empreendimento será executado por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modelo no qual a licitação inclui o projeto e a obra, o que demanda um prazo maior para a conclusão das etapas iniciais.

Avanços

“Agora estamos nessa etapa final porque é uma obra delicada, uma obra de túnel, subterrânea, que exige todo o cuidado possível. A gente sabe que ali não existe a mesma pressa que tivemos em outras obras, porque é um trecho pequeno, mas necessário. Vamos soltar a ordem na hora correta. Estamos aguardando para que talvez tudo esteja pronto para a chegada do presidente Lula à Bahia, depois de amanhã, quando já poderemos dar essa ordem de serviço”, explicou.

Jerônimo citou ainda avanços na área da indústria naval, com a retomada de atividades na Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, após autorização da Petrobras. Segundo o governador, já está prevista a entrega das primeiras 13 barcaças, além da futura construção de seis navios voltados à limpeza ambiental. A expectativa do governo é ampliar o número de empregos diretos no setor, passando dos atuais 600 para até 5 a 6 mil postos de trabalho.