O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou, nesta terça-feira (6), que tomará todas as medidas necessárias para assegurar o livre exercício da Medicina e o respeito pela profissão médica, após o secretário de Infraestrutura de São Sebastião do Passé e filho da prefeita Nilza da Mata (PSD), Carmerindo Santana, conhecido como Cacau da Mata, invadir o hospital municipal da cidade, supostamente alcoolizado, e tentar agredir um médico plantonista.
“O acesso de políticos em unidades de saúde deve ocorrer dentro dos limites legais, com respeito à dignidade dos profissionais e à segurança dos pacientes”, condenou o órgão supervisor da ética profissional no estado, em nota enviada à imprensa.
De acordo com a denúncia, Cacau da Mata buscava atendimento prioritário para um parente e, em visível estado de embriaguez, invadiu a sala reservada aos profissionais de saúde. Segundo o médico, que também registrou queixa na delegacia local, ele foi surpreendido por batidas e chutes na porta do banheiro. “Ele me tirou do banho à força, exigindo atendimento para um paciente que já estava sendo assistido por outros profissionais”, relatou o profissional.
Oposição pede exoneração do filho da prefeita
A oposição do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) pediu a imediata exoneração do secretário, já que essa não é a primeira vez que o secretário municipal se envolve em casos relacionados à agressão física e verbal por conta da conhecido postura, considerada truculenta.
O filho da prefeita também é acusado de governar o município, passando por cima das decisões da mãe, inclusive com falsificação da assinatura da gestora municipal em contratos firmados entre o Município e empresas prestadoras de serviços contratadas pela Secretaria de Infraestrutura. Com cerca de 50 mil habitantes, São Sebastião do Passé deverá arrecadar R$ 280 milhões em 2025.