Opinião pública

Pesquisa Quaest: maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro

Ao todo, levantamento ouviu 12.150 pessoas entre 13 e 17 de agosto

Jair Bolsonaro. Foto: Ton Molina/STF
Jair Bolsonaro. Foto: Ton Molina/STF

A pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que 55% dos brasileiros consideram justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 39%, a medida é injusta, enquanto 6% não souberam ou não quiseram responder.

Bolsonaro foi preso preventivamente em 4 de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após descumprir medidas cautelares impostas no processo sobre a trama golpista.

O levantamento indica ainda que 57% acreditam que Bolsonaro descumpriu as ordens de forma deliberada para “provocar Moraes”. Já 30% entendem que ele não compreendeu as restrições, que incluem a proibição de usar redes sociais. Outros 13% não responderam.

Sobre o envolvimento no golpe, 52% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro participou — em dezembro de 2024 eram 47%. Já os que não veem envolvimento oscilaram de 34% para 36%.

A pesquisa, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 12.150 pessoas entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM: