
Uma pesquisa realizada neste mês pelo instituto Real Time Big Data mostra a intenção de voto do eleitorado baiano em relação ao Senado para a eleição do ano que vem. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela CNN.
Em 2026, cada estado vai eleger dois representantes para o Senado. O levantamento mostrou que o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), lidera quadro de cinco cenários montados pelo instituto.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 24 e 25 de novembro e possui margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Cenário 1
No primeiro recorte, o ministro da Casa Civil tem 28% de intenções de voto, seguido pelo senador Angelo Coronel (PSD), que tem 16%. O presidente do PL na Bahia, João Roma, tem 14%, e aparece em empate técnico com Coronel.
Em quarto lugar, está o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) com 6%. O mesmo percentual foi registrado para o ex-deputado Aroldo Cedraz. O deputado federal Adolfo Viana (PSDB) fechou o cenário com 4%.
Os eleitores que votariam mulo ou branco representaram 17%. Outros 9% não sabem ou não responderam.
Cenário 2
No segundo cenário, Rui Costa manteve a dianteira com 28%. O segundo lugar ficou com o atual senador Jaques Wagner (PT), que pontuou 21% das intenções de voto.
João Roma tem 15%, Márcio Marinho e Cedraz possuem 5%. Adolfo Viana somou 2%. Os que votariam nulo ou branco representaram 15% dos entrevistados, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Cenário 3
Neste cenário sem Rui Costa, a liderança ficou com o senador Jaques Wagner, que tem 22%. Angelo Coronel tem 17%, e João Roma aparece com 16%. Márcio Marinho e Cedraz registraram 6%. Já Adolfo Viana tem 4%.
Os entrevistados que declararam votar nulo ou branco somaram 17%. Outros 12% não sabem ou não responderam.
Cenário 4
O quarto cenário testado pelo instituto Real Time Big Data tem, mais uma vez, o ministro Rui Costa na liderança com 28% das intenções de voto. Os senadores Jaques Wagner e Angelo empatam tecnicamente com 14%. Já o ex-ministro João Roma tem 13%.
Com 4%, Marinho e Cedraz estão, também, empatados. O deputado Adolfo Viana somou 2%. Dentre os eleitores consultados, 12% disseram que votariam nulo ou branco. Outros 9% não sabem ou não responderam.
Cenário 5
No quinto e último cenário, Rui Costa lidera com 28%. Angelo Coronel e João Roma somaram 16% e 12%, respectivamente. O ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) vem em seguida com 9% das intenções de voto. Cedraz tem 6%, e Viana, 5%.
Os que manifestaram intenção de voto nulo ou branco foram 16%. Outros 8% não sabem ou não responderam.


