O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, prevê consequências negativas para a região Norte da Bahia com a proposta tarifária imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para o chefe do Executivo juazeirense, a taxação em 50% sobre produtos brasileiros é uma atitude mesquinha do governo norte-americano.
Em entrevista ao PS Notícias, nesta quinta-feira (17), Andrei Gonçalves explicou que a exportação de frutas da região tem maior aquecimento justamente no segundo semestre. A medida anunciada por Trump tem previsão de entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
O Vale do São Francisco é conhecido pelo grande potencial de produção e exportação de frutas como uva, manga, goiaba, melancia e outras. “O principal calendário do ano de exportação de frutas é no segundo semestre, iniciando no mês de julho e finalizando em dezembro. Esse é o principal calendário. A gente vai iniciar o calendário de exportação e nos deparamos com essa atitude intransigente, egoísta e mesquinha que estão fazendo com o Brasil”, classificou Andrei.
Segundo o prefeito de Juazeiro, a região produziu 330 mil toneladas de manga em 2024, tendo como principal destino os EUA. “Boa parte foi exportada para os Estados Unidos e isso vai afetar diretamente o nosso povo, vai gerar desemprego, vai gerar crise na região. Os comércios que vendem para esses produtores vão passar por dificuldade, então a cadeia produtiva será abalada com essa atitude do governo dos Estados Unidos”, afirmou Andrei Gonçalves.