Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (13), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a concessão da Comenda 2 de Julho ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB). A proposta tem como autor o deputado estadual Penalva (PDT).
Ao defender a entrega da honraria ao prefeito de Andaraí, Penalva destacou a trajetória de Wilson Cardoso como um dos grandes líderes regionais da Bahia e com relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento econômico, turístico e social da Chapada Diamantina.
A homenagem será entregue em data ainda a ser definida futuramente.
O gesto do deputado Penalva chamou a atenção porque ele integra o grupo aliado ao ex-prefeito ACM Neto (UB), enquanto Cardoso é aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O presidente da UPB, inclusive, foi ventilado como um dos possíveis nomes para compor a chapa do petista no posto de vice-governador.
Perfil
Atual prefeito de Andaraí também é empresário e pecuarista. Cardoso foi criado em Ituberá e iniciou sua vida profissional aos 16 anos como office-boy na Radiolar, onde, dois anos depois, se tornou gerente comercial e, posteriormente, diretor comercial.
O atual presidente da União dos Municípios da Bahia é defensor da causa municipalista, foi presidente do Consórcio Chapada Forte e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 e 2022. Durante esse período, se consolidou como liderança na Chapada Diamantina, onde cumpre seu quarto mandato como prefeito de Andaraí.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.