
A mais recente rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), mostra que 31% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como positivo, enquanto 38% o consideram negativo. Outros 28% classificam a gestão como regular, e 3% não souberam responder.
As oscilações estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas inverteram numericamente a curva em relação a outubro, quando o petista havia registrado 33% de avaliação positiva e 37% de negativa.
Ao todo, a Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de novembro. O nível de confiança é de 95%.
Aprovação e desaprovação
A aprovação pessoal ao trabalho do presidente Lula é de 47%, enquanto a desaprovação chegou a 50%, diferença que configura empate técnico. Em outubro, 48% aprovavam e 49% desaprovavam.
A aprovação é maior no Nordeste (59%), entre quem cursou até o ensino fundamental (55%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (54%). Já a desaprovação é mais alta entre evangélicos (58%).
O levantamento também mostra que 49% dos entrevistados acreditam que Lula não é bem-intencionado, enquanto 44% afirmam o contrário.
Em relação ao cumprimento das promessas de campanha, 63% dizem que o presidente não tem conseguido cumpri-las e 32% acreditam que sim.


