De olho nas eleições do ano que vem, deputados iniciaram as articulações em busca de viabilidade para seus projetos políticos. É o caso do deputado estadual Raimundinho da JR, que se elegeu para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 2022 pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Embora tenha conquistado uma cadeira no Parlamento baiano pela legenda bolsonarista, o legislador esteve, até aqui, alinhado ao governo Jerônimo Rodrigues. Agora, Raimundinho da JR planeja alçar voo mais alto.
Conforme apurado pelo PS Notícias, o legislador pretende disputar o posto de deputado federal no pleito de 2026. Para concorrer à vaga na Câmara dos Deputados, Raimundinho da JR deve deixar o PL.
O destino partidário será o Solidariedade, que formou uma federação em junho deste ano com o PRD.
Planos
Além de Raimundinho da JR, outros deputados estaduais estão articulando pré-candidatura para a Câmara dos Deputados.
O deputado Manuel Rocha (UB), por exemplo, confirmou a intenção de concorrer ao cargo de deputado federal. Seu pai, José Rocha (UB), decidiu não disputar a reeleição para o posto após 12 mandatos em Brasília.
Também do União Brasil, o deputado Alan Sanches tem percorrido a Bahia em busca de apoio para chegar à capital federal em 2026. Ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Sanches já recebeu apoio público do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do UB, ACM Neto.
Um terceiro deputado estadual do União Brasil está se movimentando para concorrer ao cargo de deputado federal. Robinho, ex-prefeito de Nova Viçosa, busca angariar apoio na região do extremo-sul baiano.
O deputado Leandro de Jesus (PL) pretende ser mais um representante do bolsonarismo na Câmara dos Deputados a partir de 2027.
Na ala governista, além de Raimundinho da JR, outros nomes que pretendem concorrer a uma cadeira de congressista são Olívia Santana (PCdoB) e Vitor Bonfim (PV).