O deputado federal baiano Claudio Cajado (PP), relator da chamada PEC da Blindagem, desativou os comentários em sua página na rede social Instagram. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados dificultará a abertura de processos judiciais contra parlamentares.
Além de Cajado, diversos legisladores da Bahia estão sendo alvo de críticas nas redes sociais pelo voto favorável ao texto. O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT) foi outro que desativou a opção de comentários nas postagens mais recentes na rede social Instagram.
O deputado Gabriel Nunes (PSD) emitiu uma nota nesta sexta-feira (19) em que diz ter se arrependido de votar a favor da PEC da Blindagem.
Em levantamento feito pela reportagem do PS Notícias, foi constatado que ao menos 13 dos 22 parlamentares da Bahia favoráveis ao texto foram alvo de críticas feitas por internautas.
A proposição foi votada em dois turnos na Câmara e segue para apreciação no Senado. No entanto, por lá, o clima é de rejeição à matéria.
Confira alguns dos comentários postados em publicações feitas pelos parlamentares da Bahia que votaram à favor da PEC da Blindagem:
Diego Coronel (PSD):
“Que decepção, você nunca mais verá um voto meu! Votei para que você legislasse para o povo, nunca em causa própria”
“Votou a favor da PEC da blindagem! Não merece nosso voto”
Adolfo Viana (PSDB):
“Seu voto a favor da PEC da bandidagem vai ser lembrado pela Bahia no próximo ano, viu querido!?”
“Votou na PEC da blindagem! Dois votos perdidos que dei a Vossa Excelência! Lembrarei disso na próxima eleição”
Arthur Maia (UB):
“Deputado, qual o compromisso que você tem com os eleitores ao votar favorável à PEC da Blindagem? Absurdo isso”
“A Bahia tem que lembrar desses deputados que votaram a favor da PEC da bandidagem na hora de votar”
Bacelar (PV):
“Parabéns deputado! Votar na PEC da blindagem é um absurdo que não tem tamanho. Tomara que os eleitores saibam tomar melhores decisões nas próximas eleições”
“Votou pela PEC da impunidade né??? Tá escondendo quem deputado ou o que deputado?”
Dal Barreto (UB):
“O crime organizado pode se eleger com dinheiro ilícito e se declarar inocente porque não poderá nem ser investigado”
“Parabéns, deputado, por ter votado a favor da PEC da blindagem! Agora o crime organizado pode se instalar nos meandros do Parlamento”
Elmar Nascimento (UB):
“Voltou a favor da PEC da blindagem, né? Não vai passar no Senado e o senhor vai ser investigado e confirmado, será punido!”
“Mais uma vez a vossa excelência samba na cara da sociedade e envergonha o povo de Campo Formoso!”
José Rocha (UB):
“Votou a favor da PEC da blindagem, isso não representa a Bahia e não representa o interesse do povo. Não vamos esquecer”
“Votar na PEC da blindagem é trabalhar pela corrupção”
Leo Prates (PDT):
“O deputado federal mais votado de Salvador votou ‘sim’ a uma proposta que estabelece que qualquer processo contra deputados e senadores só possa avançar com o aval das próprias Casas em votação secreta”
“Atenção, soteropolitanos. O deputado federal mais vota de Salvador votou Sim para que o Congresso Nacional se transforme numa casta acima das leis, refúgio seguro para qualquer tipo de criminoso. Lembrem-se disso na próxima eleição”
Leur Lomanto Júnior (UB):
“E a PEC da blindagem, hein deputado? Estamos de olho no seu voto a favor. Ano que vem tu aparece batendo na porta da gente, ‘tamo’ vendo teu desserviço”
“Votou a favor da PEC da blindagem. Ta com medo de que deputado?”
Neto Carletto (Avante):
“Votando em PEC para se beneficiar! O senhor não será esquecido”
“Esse deputado foi a favor da PEC da blindagem, ou seja ele e seus colegas deputados só poderiam ser processados e julgados em caso de algum crime político ou não se eles mesmos permitirem”
Paulo Magalhães (PSD):
“Deputado votou a favor da PEC da Blindagem. Quem não deve não tem porque votar a favor dessa PEC que dificulta que ocorram processos criminais caso estejam cometendo algo errado. Não votem nos mesmos políticos, vamos buscar políticos que são a favor do povo e não nos que pensam no próprio umbigo!”
“Deputado, o senhor não tem vergonha em ter votado a favor de uma PEC vergonhosa como essa? Você foi eleito para legislar em benefício próprio? Acho que não. Tenha vergonha”
Ricardo Maia (MDB):
“Quem não deve não tem medo de investigação. Quem entra na política para somar e ajudar o povo não precisa de PEC da blindagem!”
“Votou a favor da PEC da bandidagem! Quer esconder o que, Ricardo?”
Roberta Roma (PL):
“Deputada, ao votar a favor da PEC da Blindagem a senhora optou por proteger parlamentares em vez de proteger a sociedade. Como a senhora justifica uma medida que dificulta investigações e favorece impunidade diante de indícios de corrupção?”
“A favor de blindar político que cometeu crime! Meu voto você não terá nunca mais”