O deputado estadual Robinson Almeida (PT) defendeu o fortalecimento do PT em Salvador como estratégia central para enfrentar o que chamou de “neocarlismo”, referência ao grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto, que comanda a prefeitura da capital baiana há mais de 12 anos. A declaração aconteceu durante a plenária estadual da Democracia Socialista realizada no sábado (17) na Assembleia Legislativa da Bahia.
“O PT precisa retomar seu protagonismo na capital baiana. O neocarlismo consolidou Salvador como campeã do desemprego, da desigualdade e do desmatamento. Há problemas na assistência primária da saúde, na educação infantil, inclusive com ausência de creches, no transporte público, na mobilidade urbana, na ausência de atração de investimentos que gere oportunidades para nossa gente, com geração de emprego e distribuição de renda. Salvador perdeu qualidade de vida, lidera todos os rankings negativos, tornou-se uma cidade cinzenta, que não cuida do meio ambiente, nem de sua gente. Enfrentar esse cenário exige organização política, ativação das zonais e presença nos territórios para discutir e apresentar uma alternativa aos soteropolitanos”, afirmou Robinson, que foi o nome indicado pelo partido para disputar a prefeitura em 2024.
Durante o evento, a Democracia Socialista lançou a candidatura de Ana Carolina à presidência municipal do PT e Liliane Oliveira à presidência estadual do partido.
Robinson Almeida destacou que o momento é decisivo para o PT, em meio ao Processo de Eleição Direta (PED) que renovará direções em julho. Para ele, fortalecer o PT na capital é essencial para enfrentar a oposição, além de apresentar um projeto popular para Salvador, alinhado com os governos.
“Fortalecer o PT, em síntese, é fortalecer as lutas populares, garantir a representação nos espaços de poder que tem compromisso com as causas do nosso povo, com as lutas populares cotidiana. Esse é o DNA do nosso partido”, completou Robinson, ao defender a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da ampliação das bancadas petistas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
De acordo com Robinson Almeida, o PT precisa garantir a sustentação dos governos populares, para que as mudanças aconteçam na ponta.
“Ter no legislativo parlamentares comprometidos com essa pauta é imprescindível não só para Lula e para Jerônimo, mas sobretudo para o interesse comum da sociedade”, concluiu.
Sobre a plenária
A plenária reuniu militantes de mais de 60 municípios baianos e figuras de peso do partido, como o senador Jaques Wagner. No local, o senador destacou a importância da democracia interna para o fortalecimento do PT em para enfrentamento à extrema direita e à agenda neoliberal.
Também marcaram presença o deputado federal Rui Falcão (SP), candidato à presidência nacional do PT; o secretário da Casa Civil, Afonso Florence; bem como a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; o deputado federal Zé Neto; o ex-deputado Bira Corôa; os ex-vereadores de Salvador Tiago Ferreira e Gilmar Santiago; os ex-prefeitos Orlandinho Pereira (Cruz das Almas) e Guito (Dom Macedo Costa); além de vereadores e lideranças políticas do interior.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.